quarta-feira, 2 de julho de 2008

Eu, Robô

wall.e

Vendo as estréias desta semana nos cinemas, me deparei com um pequeno robô, o Wall-E. Lendo um pouco sobre o robozinho que tem cara de dó, sua história e sua jornada, não pude deixar de pensar em uma pequena coletânea de contos, Eu Robô, que comprei ha muito tempo, de um grande escritor de ficção científica, Isaac Asimov.

Issac Asimov nasceu na Rússia em 1920 e viveu nos Estados Unidos. Mestre insuperável da ficção científica, escreveu mais de 470 volumes, desde ciência pura até Shakespeare. Começou a escrever sobre seus robôs aos 19 anos, inventou a palavra "robótica" e desenvolveu as famosas 3 Leis da Robótica:

  1. Um robô não pode ferir um ser humano ou, através da inação, permitir que um ser humano seja ferido.
  2. Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos exceto se tais ordens entrarem em conflito com a 1ª Lei.
  3. Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a 1ª ou a 2ª Lei.

Issac Asimov morreu aos 72 anos e disse pouco antes de morrer, que seu sonho era poder conhecer o Século XXI, morreu em 1992 sem realizar seu sonho, mas nos deixou seu legado.

andrew sonny

Andrew (Homem Bicentenário) e Sonny (Eu, Robô)

Nos cinemas, Issac Asimov foi de grande contribuição. O primeiro filme inspirado nas obras do escritor foi Planeta Proibido (1958), com seu robô Robbie, nome do robô do primeiro  conto do livro Eu Robô, o filme inspirou as séries Perdidos no Espaço e Jornada nas estrelas, mas a grande contribuição veio mesmo com os filmes O Homem Bicentenário (1999),  e  Eu, Robô (2004), homônimos aos livros.

Mas voltando ao robozinho com cara de cão abandonado, Wall-E me parece uma mistura de ET e com Johnny Five, do filme Um Robô em Curto Circuito.

E se a humanidade tivesse que deixar a Terra e alguém esquecesse de desligar o último robô? Depois de centenas de anos sozinho fazendo o que foi projetado para fazer - limpar o planeta - WALL.E (abreviação de Waste Allocation Load Lifter Earth-Class, que em português é: Localizador e Coletor de Lixo Classe Terrestre) descobre um novo propósito na vida (além de coletar sucata) quando encontra uma bela robô de busca chamada EVE. WALL.E e EVE viajam através da galáxia e põem em movimento uma das mais eletrizantes e criativas comédias de aventura já levadas para as telas do cinema.

Almanaque Virtual

Filme da Disney e Pixar, estreou dia 27/6/2008 e logo logo deve pintar por aqui, no nosso querido Cine Santa Helena!

PS. Escrevendo este post lembrei da Rê Gallo brigando comigo para eu tirar a foto do meu MSN que era o olho azul do robô Sonny. Lembra disso Rê?

Walter Porciúncula Jr.

3 comentários:

Rodrigo - Foco disse...

Qual segunda-feira?

Walter Porciuncula Jr disse...

Sem data ainda... mas a próxima será Kung Fu Panda ou Hancock! Escolham!

Rê Gallo disse...

Putz, Wal.. não lembro. Isso foi em que século? rs
Bjs!