terça-feira, 1 de julho de 2008

Um novo grupo de metais

Dois trompetes, um trombone baixo, um trombone tenor e um frugel-horn. Sem trompa nem tuba, o Metal Brasil estréia de maneira autêntica no cenário musical. O quinteto fundado em março deste ano é formado por Cláudio Cambé Sampaio (trompete), Gerson Brandino (trompete), Diego Garbin (frugel-horn), Fernando Cheque (trombone baixo) e Ivan Gonzáles (trombone tenor). Rafael Toledo atua como convidado especial na percussão. São professores e alunos do Conservatório de Tatuí que decidiram acabar de vez com uma tendência: lugar cheio de músico, sem muitos grupos atuantes.

“Há tempos queríamos montar um grupo. Temos tantos músicos espalhados por aqui e não conseguíamos. Começamos com um quarteto, depois nos tornamos trio... Aí, o quinteto se consolidou”, contou o trompetista Cambe. Com ênfase em música brasileira, mas aberto sem reconceito a outros gêneros, o Metal Brasil tem como carro-chefe obras de arranjadores como Walter Azevedo, Maestro Duda, Amaral Vieira e Maestro Neves. “Temos arranjos prontos para essa formação, apesar de poucos serem de brasileiros. Como nossa intenção é tocar música popular brasileira, estamos coletando arranjos e conversando com arranjadores para conseguirmos mais materiais”, comentou Cambé. Além do repertório, o quinteto diferencia-se pela formação inédita. Nela, o trombone baixo faz as vezes da tuba, enquanto o frugel-horn toma o lugar da trompa. “Isso é totalmente diferente e inédito. Com essa formação, ganhamos um som mais camerístico, um som mais conciso”, disse Fernando Cheque.

A versatilidade é outra marca do quinteto, que não faz conta de se apresentar em ambientes abertos. Foi com essa disposição que o quinteto definiu sua personalidade: o repertório, a formação e o estilo do Metal Brasil foi concretizado a partir de experiências dos músicos. Zelando pela qualidade ao se apresentar – e fazendo jus aos arranjadores – o quinteto planeja a gravação do primeiro CD, com arranjos inéditos.

Conservatório de Tatuí

Nenhum comentário: