quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O 1º filme falado, disse muito...

grande ditador

Se você acha que a cena de cima é do "Dono do Mundo", novela da Rede Globo, desliga o PC e se mata corra alugar O Grande Ditador...

Hoje comemoramos 68 anos da estreia do 1º filme falado do Chaplin, o filme estreiou 1 ano antes dos EUA entrarem na 2ª Grande Guerra. No filme, Chaplin interpreta dois papeis, o grande ditador Adenoid Hynkel e de um barbeiro judeu. Após uma troca de papéis, o barbeiro é confundido com o ditador e faz um discurso:

Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, o gentio... negros... brancos...

... É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!

O filme é barbaro, vale a pena ser visto, revisto e ter na sua coleção particular. O discurso inteiro pode ser encontrado AQUI!

Nenhum comentário: