quarta-feira, 11 de junho de 2008

Algumas Quartas-feiras atrás...

Dias desses, optamos por uma quarta-gourmet mais sofisticada. O responsável por este blog, decidiu o menu: Peixe à role...

Eram files de peixe enrolados em palmito e fatias de parmesão ao molho branco com camarões. Compramos um file de peixe branco e sem espinhos, e com um preço bem camarada, o marapa (substituindo o "salgado" file de abadejo). O maior trabalho ficou com o Walter , que enrolou um a um nos palmitos e parmesão, e ainda amarrou com barbante, os demais ficaram à carga do molho, molho branco tradicional com requeijão, pimenta vermelha picada, camarões e palmitos picados. A Débora, irmã do Walter, nos deu a dica para cozinhar o peixe no vapor e só depois acrescentar na panela ( de pedra), contendo o molho. Isto, segundo ela, evita que o peixe fique de consistência "borrachuda".

Comprovado! O peixe ficou macio e bem saboroso. Mais alguns minutos cozinhando no molho e já estava pronto.

O acompanhamento ficou por conta do Lucinho que preparou um arroz branco na hora para acompanhar a orgia alimentar. O vinho, claro, nos acompanhou desde a primeira etapa do prato. Para quebrar a máxima, e já ultrapassada regra, de que vinho branco vai com peixes e vinho tinto, com massas e carnes , tomamos um tinto argentino , malbec , safra de 2006, de um nome muito sugestivo para argentino, Fincas Privadas. Brincadeiras à parte, é um vinho excelente, com taninos marcante, mas sem agredir o paladar e a harmonia com o prato. E o melhor, um preço bastante acessível.

Passamos bons momentos batendo papo, fotos e rindo bastante. Neste dia deixamos Lost de lado, demorou um pouco pra o jantar ficar pronto, mas valeu à pena.

4 comentários:

Anônimo disse...

Com o molho que sobrou do peixe, a Flávia fez um rizoto maravilhoso e trouxe aqui na Clínica para a gente almoçar, agradecemos antecipadamente caso sobre mais alguma coisinha, rsrsrs.....

Unknown disse...

Nossa, deu mtaaaa água na boca!!

Unknown disse...

Ficou divino mesmo ... precisamos nos empolgar para mais receitas gourmet... Foco, vc esqueceu .. o molho também e composto de leite de coco.. Muito bom mesmo!!!!!

Anônimo disse...

Bem lembrado Flá... valeu, beijos.