sábado, 26 de julho de 2008

Baden-Baden Red Ale

E não é que ganhei mais uma cerveja gourmet do Fernando Leite, aquele que trabalha na Schincariol, irmão da funilista Flávia.

DSC03318

Pois bem, ontem tive o prazer de degustar mais uma variedade da Baden-Baden, a especial Red Ale, uma cerveja densa de coloração avermelhada e aromas de malte torrado e chocolate com armargor residual agradável e 9,2% de graduação alcoólica (cuidado com o bafômetro...). Espuma cremosa, encorpada, deliciosa.

Como já disse anteriormente, muito diferente das cervejas que estamos habituados, não serve para beber em grande quantidade como fazemos rotineiramente como as nossas pílsens, mas para apreciar como os enólogos fazem com um bom vinho.

DSC03323

Esta Ale de alta fermentação é produzida nos moldes das Barley Wine, uma Strong Ale, quase tão forte quanto os vinhos e com longo processo de maturação, superior a 21 dias.

Mais uma curiosidade, as Ales foram umas das primeiras cervejas a serem produzidas, fabricadas artesanalmente nos monastérios de regiões escassa em uvas. Tipo dominante, ou melhor, único existente até meados do século XIX, quando foi inventada as cervejas de baixa fermentação (Lagers).

DSC03325

Segundo os verdadeiros mestres-cervejeiros, uma ótima pedida para acompanhar carnes vermelhas fortes, como os cortes suínos e os de caça.

Valeu mais uma vez Fernando, estou esperando a próxima rsrs.

Nenhum comentário: