terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Pepper man

Para os que ainda não sabem, o nosso amigo Foco também é um plantador. Aliás ele é o meu parceiro, juntos nós formamos a dupla de aprendizes, motivados pelos novos brotos e baseando o nosso cultivo no "ensaio de erro e acerto".

Não é de hoje que o rapaz gosta de pimenta, de todos os tipos diga-se de passagem. Antes mesmo de se aventurar no mundo da culinária ele já apreciava, e muito, os apimentados pratos do Foca pai.

Quando começou a cozinhar então nem se fale. Prova disso é que os seus únicos deslizes nas quartas foi se exceder no condimento em questão em dois pratos (risoto de frango com banana e PIMENTA ROSA e filé (na Lia) com PIMENTA DO REINO).

E não é que um belo dia ele ganhou do Edu, vários tipos de sementes de Pimenta (Dedo de moça, jamaica, Jalapeña e Tabasco).

Muito dedicado ele comrpou uma sementeira, plantou e ficou semanas a fio regando-as. Sinceramente, eu achei que não ia dar em nada. E não é que vingou!

 SDC10901 SDC10902 SDC10976

 DSC01499  JamaicaDSC01500  DSC01504 

Tabasco                              Dedo-de-moça

 DSC01501 Jalapeño                     

O ardido da pimenta nem combina com o Foco tranquilão rsrsr.

Flávia Leite de Campos.

Um adendo informativo:

A pimenta vermelha contém capsaicina, substancia responsável pela sensação de ardor e com poder antiinflamatório, antioxidante e capaz de liberar endorfinas (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar). Ótimo para dores de cabeça crônicas e enxaquecas. Por este motivo também é considerada o alimento do humor (igual o chocolate).

Por ser antioxidante, rica em flavonóides e vitamina C, a pimenta pode ainda reduzir o risco de doenças crônicas como câncer de próstata, catarata, diabetes e mal de Alzheimer.

No caso de gastrite, a pimenta pode ser prejudicial apenas se ingerida em grande quantidade. Nesse caso, a pimenta não é mais maléfica que o suco de laranja, refrigerante a base de cola, chips e abacaxi, alimentos que também não são aconselháveis a quem sofre de gastrite.

Por causar vasodilatação, é benéfica para hipertensos e previne o risco de tromboses.

Ao contrário do que muitos pensam, pimenta não causa hemorróida, apenas pode agravar os sintomas daqueles que já a possuem (irrita a mucosa anal da mesma forma que irrita a mucosa oral).

Para aqueles que estão de dieta: a pimenta inibe receptores na língua, fazendo com que se coma mais.

Mesmo com todos esses benefícios, como tudo na vida, não deve ser consumida em excesso.

Valeu Flá, pelo post e pelos elogios. Beijão.

Lembrando que já dominei a técnica e já estou mais suave no tempero dos pratos. Mas que pimenta é bom, ah, isso é!!!

Um comentário:

Flá Leite disse...

É isso ai Foco!!!!!!! Vejam vcs as imensas e variadas habilidades do moço... Vc é demais!!!!!!!!